Menu

Equipe SAPIENS

 Instituto de Pesquisas Psicossociais - SAPIENS,tem como objetivo o Desenvolvimento Humano, nas áreas da Infância, Adolescência e do Adulto, e, para isto, conta com atividades como a realização de Psicodiagnóstico, tanto o Diagnóstico Neuropsicológico, como da Personalidade e Avaliação do Desenvolvimento. Na área de Tratamentos, oferecemos Tratamento Psiquiátrico e Psicoterápico, bem como Orientação à Família; realizamos, também, pesquisas no âmbito da saúde mental e oferecemos Cursos de Especialização e Extensão. 

Atuamos desde o ano de 2001, tendo como norteador, de nosso trabalho, critérios científicos e a aplicação dos referenciais mais atualizados nas áreas descritas. Para tanto, o Instituto conta com material e equipamento específicos, bem como com uma equipe especializada em Diagnóstico e Tratamento.

O Instituto de Pesquisas Psicossociais - SAPIENS,  objetiva o trabalho em Equipe Multiprofissional nas áreas: Infância, Adolescência e Adulto, atuando de forma integrada, visando a identificação precoce das características psíquicas do examinando e o tratamento.

Adriana Odalia Rimoli: Doutora em Psicologia Experimental, pelo Instituto de Psicologia da USP e mediadora de PEI, pelo Centro Brasileiro de Modificabilidade Cognitiva (CBM). Docente do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência - SAPIENS.

Afonso Mendes Medeiros: Médico Psiquiatra (CRM/MS 4665); Perito Médico Psiquiatra do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Preceptor na Residência Médica em Psiquiatria da Santa Casa de Campo Grande/MS.

Ana Flávia Azambuja Viana: Psicóloga (UNIDERP - CRP-14/04068-1); Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Adulto (IPD - Instituto de Psicoterapia Dinâmica) e em Psicoterapia Organizacional.

Andrea DIbo: Psicóloga (UNIDERP - CRP-14/04019-4); Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Adultos (IPD).

Cleonice Almeida: Auxiliar Administrativo. Graduanda em Administração - UNAES Anhanguera.

Jamile Moura Tannous: Psicóloga (UNIDERP - CRP-14/057144). Especializanda em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência (SAPIENS).

Joselane Campagna da Silva: Psicóloga (CRP-14/01230-7). Especialização em Método e Técnica de Ensino (UNIDERP); Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (IPD - Instituto de Psicoterapia Dinâmica); Analista em formação do Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul. Docente do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Infâncai e Adolescência (SAPIENS).

Liamar Terra: Psicóloga (FUCMT - CRP-14/00322-0); Psicanalista (IPA - International Psychoanalytical Association - SPMS - Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul; Especialista em psicoterapia da Criança e do Adolescente (GEPPI); Especialista em Psicopedagogia (UCDB). Docente do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Infâncai e da Adolescência - SAPIENS.

Luciana Almeida: Psicóloga. Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (IPD - Instituto de Psicoterapia Dinâmica); Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (SAPIENS - 2007). Supervisora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência (SAPIENS).

Luciana Marques dos Santos: Psicóloga (CRP-14/02428-7); Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (IPD); Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (SAPIENS); Especialista em Rorschach, pela Sociedade de Rorschach de São Paulo, Pós Graduada no Curso de Gestão Escolar: Administração, Orientação e Coordenação (Uniasselv/PR). Mestranda em Psicologia (UFMS). Docente e Supervisora do Curso de Especialização em Psicotrapia Psicanalítica da Infância e Adolescência - SAPIENS.

Maria Auxiliadora Marques: Coordenadora do Instituto de Pesquisas Psicossociais - SAPIENS; Psicóloga (FUCMT - CRP-14/0632-3) - Mestre em Psicologia (UCDB), Psicanalista (IPA - International Psychoanalytical Association; SPRJ - Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro; SPMS - Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul), Especialista em Rorschach (Sociedade de Rorschach de São Paulo), Neuropsicóloga (INESP - Instituto Neurológico de São Paulo), Professora e Supervisora de Cursos de Graduação e Especialização na área Psicodinâmica (SAPIENS/SPMS/RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRIA/UCDB).

Marjany Freitas: Psicóloga (UCDB - CRP-14/05148-1); Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (SAPIENS). Aluna Intermediário Avançado em Língua Inglesa Britânica pela Escola Eurocentres Lee Green (Londres).

Monise Cristine Souza Paula: Médica (CRM/MS 5861); Especialista em Psiquiatria.

Rodrigo Abdo: Médico (CRM/MS 3788); Doutor em Ciências da Saúde; Especialista em Psiquiatria da Infância e Adoelscência; psiquiatria Forense; Psicoterapia de Base Analítica. Docente do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência - SAPIENS.

Silmara Ferreira Gonçalves: Médica (CRM/MS 4985); Especialista em Psiquiatria.

Tatiane Bombassaro: Psicóloga (UCDB - CRP-14/04055-7); Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (SAPIENS).

Valquíria Hiraoka: Psicóloga (UFMS). Mestre em Educação pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (2009 0 Instituto de pesquisas Psicossociais - SAPIENS). Vínculo Institucional: UFMS: Colaborador, Enquadramento Funcional; psicóloga Supervisora. Docente do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência (SAPIENS).