Menu

Orientação Vocacional

A visão mais comum da orientação profissional é o de ajuda na escolha de uma profissão ou carreira, com vistas a satisfação individual, procurando conciliar os desejos pessoais com a realidade do mundo do trabalho. O enfoque principal, portanto, é centrado no indivíduo que escolhe.


A orientação psicológica ao público em processo de escolha professional, consiste em um programa de aprendizagem sistemático que possibilite a exploração e entendimento da função e organização do mercado de trabalho, o papel dos profissionais, a compreensão dos vínculos entre indivíduos e ocupações, bem como o desenvolvimento de estratégias de informação e tomada de decisão. Assim, a meta da orientação vocacional envolve:

·    Alcançar objetivos cognitivos, como a informação das facilidades de formação e das oportunidades de emprego;

·    Desenvolver processos mentais, como o autoconhecimento;

·    Transmitir e aplicar conhecimentos de profissões e esquemas de formações de acordo com os próprios interesses e preferências;

·    Pensar sobre a experiência prática;

·    Desenvolver habilidades para explorer, decidir, planejar e para mobilizar recursos disponíveis.

Público: Adolescentes que estejam, cursando o ensino médio ou cursinho pré-vestibular. 

Objetivo: criar um espaço para a reflexão sobre as possibilidades da escolha profissional, bem como identificar os interesses individuais e propor atividades com a finalidade de desenvolver autonomia necessária para a decisão a ser tomada, envolvendo a orientação vocacional e profissional.

Organização do grupo: os encontros serão semanais com a duração de 1 hora e meia cada, sendo a duração deste programa de orientação vocacional de 12 encontros.