Menu

Convênios

 Centro de Atendimento Psicoterápico - CAP

O que é o CAP?

O Centro de Atendimento Psicoterápico (CAP) foi criado em 2006 pelo Instituto de Pesquisas Psicossociais (SAPIENS), disponibilizando atendimento em Psicoterapia de Orientação Analítica, conforme a renda do paciente e às pessoas que necessitem e possam se beneficiar desse tipo de tratamento.

O que é Psicoterapia de Orientação Analítica?

A Psicoterapia a qual nos propomos a oferecer é um método de tratamento para problemas de natureza emocional, em que são analisados, junto aos pacientes, os conteúdos da mente, especialmente os inconscientes, através dos sonhos, pensamentos livremente associados, sentimentos).

Objetivos

A Psicoterapia de Orientação Analítica, objetiva a obtenção de um nível maior de equilíbrio mental (interno) e relacional (externo), promovendo o crescimento e o desenvolvimento da personalidade.

Como funciona

Enfoca-se os conflitos, utilizando-se da fala do paciente. A frequência varia de 1 a 2 sessões por semana, e o tratamento pode durar meses ou até anos. 

Indicações

São indicadas para o tratamento de Transtornos reativos, crises vitais e acidentais, conflitos circunscritos, lutos, entre outros. É uma psicoterapia benéfica para pacientes com capacidade de introspecção, bom nível intelectual e motivação.

Quem atende no CAP? 

Os pacientes são atendidos por profissionais da área da saúde mental, psicólogos e psiquiatras, que trabalham no Instituto e profissionais que frequentam os cursos em Psicoterapia.

Como é feito o atendimento?

O atendimento é realizado pelo psicoterapeuta no Instituto ou em seu consultório particular e o custo de cada sessão será determinado de acordo com a renda de cada paciente e combinado com o psicoterapeuta durante as sessões de avaliação,

Quem pode ser atendido?

Crianças, adolescentes e adultos.  

O atendimento pode ser gratuito?

O atendimento pela CAP não é gratuíto, como já foi ditto, os pagamentos serão em conformidade com a renda dos interessados. Existem alguns locais públicos que realizam atendimento psicoterápico pelo SUS, que é o caso das Faculdades.

Como posso procurar o CAP?

Os pacientes interessados podem entrar em contato pelo fone (67) 3327-0072 ou (67) 8160-1155, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas. Seus dados serão enviados para o coordenador do CAP, que fará um contato telefônico para uma entrevista de triagem antes de realizar o encaminhamento. O tempo de espera para o contato é em torno de uma a duas semanas.