Menu

Avaliação da Personalidade: Rorschach

 

  Objetivos: Avaliação global da personalidade:

   A avaliação acontece através da utilização de provas para elucidar a completa    compreensão dinâmica e estrutural da personalidade do probando. Caracteriza-se pela relação entre examinador e examinando em um interjogo.

De modo geral, a avaliação da personalidade tem o objetivo de esclarecer, basicamente, duas áreas:



A)Identificar as características da personalidade: no desenvolvimento do diagnóstico, buscamos detectar o grau de integração e de desenvolvimento alcançado pela personalidade do paciente, delimitando áreas adaptativas, neuróticas, psicóticas e psicopáticas da personalidade total;

B)Identificar o tipo de personalidade ou quadro psicopatológico e a dinâmica psíquica: os sintomas, o tipo de comunicação, as defesas utilizadas, o ponto de regressão, as relações objetais, as ansiedades predominantes, o funcionamento egóico e superegóico.

A análise destas áreas nos possibilita determinar o tipo de abordagem terapêutica e a capacidade de vinculação e de aderência ao tratamento.



Instrumentos:Uma das mais completas provas projetivas utilizadas na avaliação é a Prova de Rorschach, que é mundialmente reconhecida como um instrumento válido e confiável para a análise da Personalidade. Este instrumento foi criado pelo psiquiatra suíço Hermman Rorschach (1884-1922). É uma técnica projetiva que se fundamenta no conceito de projeção, propiciando ao sujeito a possibilidade de projetar suas características de funcionamento mental. Pode ser utilizada para a avaliação das dinâmicas psicológicas específicas, configurando-se assim, em um instrumento capaz de captar aspectos manifestos e latentes da personalidade; também, nos permite a avaliação dos padrões cognitivos de percepção e de ideação, reações peculiares, aspectos afetivo-emocionais e controle dos impulsos, evidenciados através de vários determinantes, tais como: forma, cor, luminosidade, tridimensionalidade e cinestesia. É um método responsável pela avaliação total e minuciosa da personalidade, contemplando o aspecto qualitativo (dentro de uma compreensão psicodinâmica) e quantitativo.

O processo se desenvolve a partir da entrevista psicológica, que é considerada um dos principais instrumentos para a avaliação psicodinâmica da relação e, posteriormente, a entrevista projetiva.



Outros Métodos Projetivos:Método de avaliação – Infância, adolescência e adulto: entrevista com a família, hora de jogo diagnóstica, testes projetivos específicos. Dentre os tipos de técnicas projetivas, podemos classificar:. As técnicas expressivas – permitem a liberdade do sujeito;. As associativas – oferecem estímulos;. As projetivas em si – onde o material é definido e padronizado;. Os testes psicométricos – requerem precisão rigorosa, formando a  categoria das técnicas de adaptação;. Os testes gráficos – em que o probando pode, ou não, ser estimulado à produção.



Indicações: No diagnóstico psicológico da personalidade, auxiliando na construção do referido diagnóstico e tratamento específico à sua área de atuação (Psiquiatria, Neurologia, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia ...).